quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

SOBRE VALORES E CONCEITOS


Por Cláudio Munhoz

A ditadura militar causou ao Brasil danos irreparáveis ao desenvolvimento saudável e edificante das idéias e do pensamento. Na ânsia por liberdade e de apagar da memória os 21 anos de arbítrio, os intelectuais deste país se arvoraram em formular novos conceitos e paradigmas de comportamento, o que, de um modo involuntário ou não, vem resultando num perigoso processo de inversão de valores.

Um exemplo clássico é o desvirtuamento do conceito de Direitos Humanos, que, nas mãos de alguns incautos ou mal-intencionados, transformou-se na principal bandeira a tremular em favor da impunidade.

Classificar de censura o sagrado direito que a democracia confere aos cidadãos de buscarem na Justiça a reparação de palavras, gestos e atos ofensivos à honra e à dignidade humanas é, a meu juízo, incorrer no mesmo equívoco.


(*) Esta pequena crônica refere-se à recente polêmica sobre o decisão da Justiça de proibir a Unidos do Viradouro de exibir no desfile da Sapucaí um carro alegórico representando o holocausto dos judeus durante a II Guerra Mundial.

Um comentário:

Jáci disse...

Cláudio,

Perfeito seu posicionamento acerca dessa questão de inversão de valores. Pior do que isso é passar por cima de valores que são a base de uma sociedade equilibrada e harmoniosa...
Bjs!
Jacinta