sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

COLUNA ATELIÊ LITERÁRIO

BEM-VINDOS AO MEU ATELIÊ

Por Cláudio Munhoz

Para celebrar a estréia desta coluna semanal, que tem como proposta convidar o público leitor a um agradável passeio pelos jardins secretos da criação literária, tomei a iniciativa de abrir as portas do meu ateliê e transformá-lo num aconchegante ponto de encontro virtual.

A idéia de batizar minha estação de trabalho de Ateliê Literário surgiu em 2004, durante uma mostra individual de um querido amigo, o artista plástico Lauro Müller. Esse ato aparentemente simbólico, na verdade, foi determinante para que eu me lançasse à descoberta de novas rotas. Não por acaso, naquele período, meu processo criativo passava por uma fase de profundas transformações. O contato mais intimista com outras formas de expressão artística possibilitou-me uma viagem fantástica a um mundo de múltiplas faces, do qual pude extrair novos e importantes elementos, conceitos e valores. E nesse sentido, a estética transcendente das obras de Lauro Müller e o efeito que suas pinturas abstratas e instalações produziram em meu espírito contribuíram substancialmente para o alargamento de minha capacidade de percepção e de criação poética, abrindo, assim, caminho para excitantes incursões no campo do experimentalismo.

Num contexto puramente espiritual, o Ateliê Literário não está circunscrito ao espaço físico que ocupa. Ele vai muito além: avança pelas plagas infinitas e imponderáveis do plano mental e faz transbordar em minha alma sua energia vibrante e difusa. Sem dúvida, o trabalho é fonte de desenvolvimento e de geração de riqueza; mas o melhor tesouro que dele se pode guardar é o prazer da realização, uma sensação de felicidade permanente, própria daqueles que, com humildade e entusiasmo, encontram nas terras férteis da inspiração criadora uma razão para renovar-se e amar a vida intensamente.

Sejam bem-vindos ao meu Ateliê Literário!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu caríssimo,
Achei muito boa a sua ideia de lançar essa coluna!!!
De certa forma é uma derivação das demais postagens do seu "Blog", que nos encanta no momento que entrams nele.
Gostria de deixar registrado que você está numa fase realmnete criativa e cheia de inspiração.

Um grande abraço e parabéns mais uma vez!!!